terça-feira, 19 de abril de 2011

Com vocês, Marizete.

Eu infelizmente não tenho nenhuma foto da Marizete aqui. Ela detesta sair em foto, sempre acha mil defeitos - geralmente, no cabelo. Isso porque ela nunca acerta a tinta e sempre cai em depressão quando tinge o cabelo. Mas eu sei que no final desse post, vocês vão ter imaginado como ela é...

A Marizete trabalha em casa há 25 anos. Eu não sei como meus pais a descobriram, mas sei que ninguém mais descobriu alguém como ela. E a gente, a vida toda, ouviu as pessoas dizendo "nossa, a Marizete é uma bênção". Ah é, viva Marizete. Mas só quem tem uma Marizete em casa sabe o que é isso... e, no minimo, é hilário.

A Marizete lava, cozinha, passa, costura, pinta, martela, prega e cuida do cachorro melhor que todo mundo. Ela também reclama, fala alto, acha que o Zelador do prédio serve pra tudo (e o colega não serve pra nada) e tem fixação por esconde-esconde. Cresceu e não parou de brincar com a gente. TUDO ela esconde.
Minha mãe tem uma teoria, diz que ela na verdade guarda de uma forma diferente. Então, se ela olha pro tênis que comprei e acha que ele parece masculino (mesmo sendo 35 quando o masculino é 40), pode apostar que ela vai guardar no armário do meu pai.

Ela é craque no PF. Arroz, feijão, um grelhadinho e batata frita, ou purê, são sua especialidade. Algumas amigas da minha mãe compravam o feijão da Marizete, pra vocês terem idéia. Eu, em 25 anos, nunca comi um arroz como o dela.
Marizete adora fritura. Tudo, pra ela, tem que ir no óleo. Ela adora fazer nugs, brócs, almônegas. Pra ela, se tem algum desses itens, tem almoço. O microondas é o pior amigo dela. Eles brigam com o cronõmetro. Quando ela quer aquecer algo por muito tempo, ela aperta 2222 e a comida fica rodando por 22 minutos. Quando é uma esquentadinha rápida, ela apera 0001 e a comida mal roda. Marizete não tem meio termo. Vai ver é por isso que eu amo comida gelada... já queimei muito a língua por causa desse microondas.

A Marizete tem um probleminha no joelho, o que a obriga a fazer fiscoterapia, em algumas épocas. Como reclaaaaaaama dos médicos. O dotô nunca é legal, e só marca consulta cedo - o que faz com que ela tenha que sair do Aracati mais cedo ainda. Chega em casa bufando e reclamando do atendimento bagunçado. "tá tudo desarrumado né, onde nós vai parar?" Boa pergunta, Má.

Ela ouve Eli Correa há 25 anos. Oooooooooooooi gente! Todo dia se comove com as histórias das "amigas"... Tem uns cinco amigos fiéis, que ligam aqui em casa 8 da manhã pra "jogar conversa pro ar". Com TODOS ela desliga o telefone e xinga. "afe, ô gente que não faz nada da vida".
Marizete é brava e fica "virada no ninja" quando os netos não querem ir na escola. Mas quando a gente fala que ela deveria estudar, ela vira mais no ninja ainda. Ela tem 6 netos, sendo que 2 ela cria como se fossem filhos dela...

Tem adoração pelo meu irmão, chama ele de "Patrãozin". Mas já avisou que não quer trabalhar pra ele "quando ele crescer"...  Ela fala pra minha mãe "Cris, nosso filho está crescendo..."
Comigo, ela se preocupa. Acha que tô muito magra, sempre. Ô Marizete, quem me dera, quem me dera... Uma das netas dela quer todas as minhas roupas. Então, dia sim dia não, Marizete diz "não vejo a hora de você querer dar essa roupa, Bia vai adorar"... pior que sempre desencano dessas roupas rápido. Será que a Marizete é macumbeira????????

Marizete quer que eu case, quer que eu tenha filhos e disse que pode até trabalhar no apartamento que vou morar, porque agora já sabe andar de trem. (não me perguntem a lógica, apenas compreendam e aceitem). Disse também que "enfim, esse namorado deu certo"... é, devo concordar! Ela não sabe a diferença entre broche, alfinete, agulha, grampo e prendendor de cabelo. Então ela guarda tudo junto e avisa que as "coisas pro cabelo tão ali, todas juntas..."

Bom, no mais, ela é incrível. Defende todos aqui de casa com unhas e dentes, todo final de semana leva nosso cachorro pra passear lá no bairro dele e brincar com os netos...
Ela é da família e sabe disso, mas já avisou que quando eu ou meu irmão formos casar, ela não vai, porque não tem roupa chique.

Ela é simples, atrapalhada, confusa, daltônica, usa camiseta da Mara Maravilha e toda manhã solta uma pérola. A de hoje, pra finalizar... disse que a fulana, prima da vizinha da colega perdeu o bebê e tava indo fazer uma TOPS. (lê-se autópsia).

Ela é tudo isso e mais um pouco. E por isso, por todos os "issos" descritos aqui, é que ninguém encontra uma outra Marizete por aí. Ela é única e NOSSA =)

Nenhum comentário: