quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atraso nas obras: o buraco é mais em baixo.




"O número reclamações no Procon contra construtoras e incorporadoras que atrasam a entrega de imóveis subiu na cidade de São Paulo, assim como as ações na Justiça referentes às ocorrências deste tipo de problema.
No primeiro semestre deste ano, foram 1.981 reclamações contra construtoras no Procon-SP, ante 1.572 no mesmo período do ano passado (alta de 26%), sendo que 662 são relativas a não cumprimento de contrato, o que inclui atrasos em obras. No ano passado, foram 536.
Na Justiça o número de ações contra as empresas também aumentou. Segundo levantamento feito pelo escritório Tapai Advogados, especializado no ramo imobiliário, no primeiro semestre do ano o total de ações contra as seis empresas mais reclamadas (Gafisa, Tenda, MRV, Cyrela, Ecoesfera e FIT – incorporada à Tenda) somou 404, número que supera em 11% a média semestral de 363,5 de 2010." (Jornal da Tarde, 29.08.2011)



Em Outubro/2010 eu e meu namorado compramos um apartamento da Gafisa.
Prazo de conclusão da obra: Maio/2011
Atrasou e o novo prazo era: Setembro.

Sim, eu já sabia que não iam entregar. A gente vê a obra e sabe que tem chão pela frente...
Mas, até ontem de noite, a Gafisa me afirmava que iam entregar em Setembro. E Setembro, pelo menos no meu calendário, é amanhã.

O meu questionamento foi o seguinte: atrasar não é o problema (também é), mas vocês pecam na falta de respeito com o consumidor. Não informam nada, enviam correspondências com promoções IM-PER-DÍ-VEIS, tudo pra "tampar o sol com a peneira", mas ninguém assume que a obra está atrasada.
E aí, simplesmente pegam a nossa parcela prevista para Setembro (amanhã) e jogam para Dezembro - SEM NOS AVISAR.

Só hoje, a Camila, uma pessoa muito bem informada e competente, me ligou, foi honesta comigo e informou que realmente houve atraso. Pediu desculpas pela falta de esclarecimento anteriormente e se colocou à disposição para qualquer dúvida.
O que eu disse pra Camila, eu digo aqui e serve para TODAS as Construtoras, não só Gafisa.

CUIDEM dos seus clientes. Nós não estamos comprando bala ou pirulito. Tenho deixado de fazer muitas coisas para economizar $, tenho planos, estou indo viajar para montar meu enxoval e agora me questiono onde vou guardar tudo isso. Na casa da Camila é que não é...

E, antes de culparem "o mercado aquecido, a mão de obra em falta, as chuvas", contratem boas pessoas para o PLANEJAMENTO.
Pedreiros nunca foram uma mão de obra ótima.
Chuvas sempre ocorreram.
O Brasil está no auge e é ÓBVIO que o mercado está E VAI CONTINUAR aquecido.]

Vocês, enquanto profissionais QUALIFICADOS, deveriam diminuir a inauguração de novos empreendimentos e, ao invés de quererem conquistar novos CLIENTES, passar a cuidar dos que JÁ possuem. Esses sim deveriam ser a preocupação de vocês.
Mulheres grávidas, recém-casados, famílias crescendo... e vocês achando que dizer "o mercado BLÁ BLÁ BLÁ" vai mesmo resolver o problema dessa pessoas?

Por fim, disse à Camila:
Não sou a única nessa situação, conheço muita gente na mesma. Aceito todas as justificativas, mas NÃO NOS FALTEM COM RESPEITO. Porque se eu falto com uma parcela, tem gente me ligando no dia seguinte.

Luiz Carlos Siciliano, responsável pela área de atendimento ao cliente da Gafisa e da Tenda cita a carência de mão de obra e o acúmulo de chuvas no verão como algumas das razões dos atrasos. “Frente a isso, aumentamos nosso prazo de entrega em 20% e esperamos regularizar as entregas na Gafisa até o final deste ano e da Tenda até o segundo semestre do ano que vem.”

Assim seja, Luiz Carlos.
As pessoas constroem sonhos.
Vocês constroem casas
Digo, vocês deveriam construir casas. Mas estão apenas destruindo sonhos.

Durmam bem!

Nenhum comentário: