quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redes Sociais: Cuide da SUA Imagem.



Algumas pessoas mais próximas sabem o quanto sou apaixonada por Internet e Redes Sociais. Esse é, inclusive, o tema da minha monografia - mesclado com Recursos Humanos.
Tenho lido muitos livros e as referências brasileiras ainda são bem ruins em termos "estratégicos". Natural, o conceito de mídias e redes sociais é muito novo e os conhecimentos e metodologias ainda estão sendo construídos.

Mas os heavy users de mídias sociais entendem como ninguém sobre comportamento online. E olha, por mais bobo que pareça ser, tem gente que não tem LOÇÃO do quanto os seus posts podem dizer e refletir sobre você.

Pensando em mim, em você e em todos nós, fiz esse post. Compartilhar conhecimento é sempre bom e eu espero que possa ajudar algumas pessoas que não vieram com bom senso no "kit competência".
Que fique claro (antes que alguém me critique): não são regras, não são leis. São DICAS e se você quiser seguir, acredite que há embasamento. Não tô falando merda.

1. Promover-se: se você é artista (entende-se cantor, músico, ator, bailarino), ou de outra forma é uma pessoa que tem objetivo de divulgar algum serviço, crie uma FANPAGE. Seus amigos já conhecem os seus talentos e não estão afim de ficar vendo sua promoção em tempo integral. Com a Fanpage, você cria um espaço exclusivo para falar de você, divulgar o seu trabalho e ainda pode ter fãs (os que curtem sua página) e gerar dados estatísticos sobre isso. (Maiores informações, fale comigo).

2. Compartilhando fotos: pessoas do meu Brasil, é possível criar álbuns no Facebook. O mural serve para situações pontuais, ou seja. Não divulgue suas 199 fotos da viagem pra Piraporinha do Sul no mural. Isso lota a timeline (entende-se como tela, ou mural mesmo) dos seus amigos e, sinceramente, talvez pra eles Piraporinha do Sul não seja assim tão interessante.

3. Compartilhando filmes: tem gente que passa o dia todo assistindo vídeo no Youtube AND compartilhando todos esses vídeos no Facebook/Twitter/Orkut/etc. O recado é o mesmo das fotos: tem gente que não gosta do que você gosta e tá de saco cheio dos seus vídeos bombando na timeline. Não tem problema o compartilhamento, tem problema o compartilhamento em excesso. Não se torne uma pessoa chata, evite o UNFOLLOW.

4. Português: PELAMORDEDEUS, escreve direito. Se você, com um Google pra te ajudar, manda mal pra kct, tenho medo de pensar em você "offline". Brincadeiras a parte, não custa cuidarmos da nossa língua né?



5. Conteúdos: é AÍ que mora o perigo. Coisas do tipo "eu odeio a minha mãe, estou com diarréia, meu ex é corno, estou em depressão, estou bêbado, sua tia é uma gostosa" e afins DEVEM SER GUARDADAS PARA VOCÊ. Ao publicar detalhes de sua vida e de seus momentos, você corre 4 riscos:
a) Pagar MICO (pra mim esse já é o pior)
b) Se tornar alvo de comentários entre as pessoas (e por inbox)
c) As pessoas começam a sentir pena de você, que parece não ter amigos reais e divide a vida na Internet
d) As pessoas sentem vergonha-alheia e esse sentimento não é legal.


6. Um dos mais importantes: JOGUINHOS. Bom, eu vou ser curta e grossa: compre um vídeo game e seja feliz.

7. Solicitações de amizade: a opção é sua de aceitar somente pessoas que conhece ou qualquer um. Só se lembre de ter cuidado com as informações que expõe, cuide da sua segurança.

8. Indiretas online: não há nada mais brega do que isso. Na dúvida, use o Inbox (mensagens) e seja direto com a pessoa. Muitas vezes, a sua indireta só é indireta pra você, todo mundo já entendeu...

9. Relacionamentos: não confunda as redes sociais com um divã. Quer desabafar, chorar, gritar, xingar, por favor, saia com um amigo, converse com sua mãe ou vá fazer Terapia. Eu sinto muito se você e sua(o) namorada(o) estão em crise, se traíram ou estão brigadinhos: PRIVE-SE. Cuide da sua intimidade.

10. Por último e não menos importante, FOTO DO PERFIL: Esse é um FEELING meu, vou compartilhar: pessoas que colocam fotos abstratas, ou mesmo de costas para a câmera, geralmente são pessoas que passam por um momento difícil. É uma forma de expressar "não estou afim de me expor", mas geralmente são esses que se expõem mais. Fotos atualizadas: por favor, por mais que você fosse mais bonitinho e magrinho anos atrás, trabalhe sua auto estima e coloque uma foto sua atualizada. Essa é sua porta de entrada.
Fotos de biquini/sunga/roupas sensuais: EXPLODA. Pega mal, quer mostrar o corpinho vai pra praia, pro baile funk ou pra site pornô.
Fotos de paisagem (geralmente baixadas no Google): o que dizer sobre você? Ok.
Foto que você tira no espelho, fazendo bico: (...)




E pra finalizar, tem um item que vale a pena, que eu quando mais nova já cometi a gafe, mas aprendi e comartilho: PERFIL DE CASAL: Evite. A gente torce pra que sejam felizes, mas depois vocês terminam e vão virar mais motivo de piada. Ana & Pedro, Beto & Ca, Ju & Dú.... por favor, a individualidade faz bem, pratiquemos!



É isso, divirtam-se e expressem-se com moderação!

*Imagens: via GoogleImage

Nenhum comentário: