segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que vença (ou não) o melhor.

Eu sempre fui apaixonada por futebol. Até os meus  10 anos, era São Paulina. Não sei porque, de repente me vi vestindo a camiseta do São Paulo, tinha toalha do time e tudo mais... depois entendi que eu, na minha ingenuidade, achava que o São Paulo era o time que representava a cidade em que nasci. Como não era bem isso, decidi mudar de time. É "vira casaca" o nome que dá à esse processo? Ok, virei o casaco mesmo.



Me tornei Corintiana. Se me perguntarem o por quê, aí eu sei dizer. Adorava o Ronaldo, goleiro que fez história no time.  Os jogos do Corinthians sempre despertaram meu interesse, lembro de nomes como Marcelinho Carioca, Diney, Nilmar... (bons tempos)!


Eu também sempre admirei o Santos. Ô timinho bom de recrutamento e seleção viu?! Incrível a visão que esse clube tem de recrutar talentos e desenvolver esses meninos. Mas não me tornei torcedora do Santos porque, naquela época, o Santos ia de mal a pior. Vi meu pai por anos não podendo comemorar um título e pensava “deve ser chato ser Santista...”
Independente do time, adorava futebol.  Joguei por muitos anos na escola, participei de campeonatos de salão e campo, fui artilheira e tudo mais. Copa do Mundo era uma das minhas maiores alegrias, colecionei álbuns e conversava de igual pra igual com os muleques da escola.
De uns tempos pra cá, acabou o encanto. Essa disputa imbecil por títulos, a guerra pelo status, a necessidade de ser o melhor, definitivamente, não me chamam mais atenção. Torcidas enlouquecidas, vidas terminadas, por conta de um placar.
Cada vez mais, tenho tido preguiça das quartas-feiras e dos Domingos.
Há tempos não vejo uma pessoa comemorando a vitória do seu time. Só vejo gente comemorando a derrota do time rival. O que, em minha opinião, é muito patético. E não sei o quanto essas pessoas realmente são torcedoras fiéis.
Que fique claro que não vim aqui defender a derrota do time que torço, muito pelo contrário. Como uma boa torcedora, sou justa e coerente e acho que o Corinthians chegou nessa final sem nenhum mérito.
O futebol brasileiro virou uma grande piada. Por trás dos gramados, rola muita coisa que nós, meros torcedores, sequer imaginamos. A Rede Globo, o Campeonato Brasileiro, o Galvão Bueno, as piadas do Tiago Leifert... tudo isso é, na minha opinião, uma excelente jogada de Marketing.
Que movimenta milhões, aumenta ibope, alimenta o ego dos jogadores... enquanto, para o torcedor, não proporciona ABSOLUTAMENTE nada. 

Ronaldo jogando (e se aposentando) pelo Corinthians.
Luís Fabiano sem sucesso, voltando pro SPFC.
Rogério Ceni insubstituível.
Flamengo campeão, numa crise sem fim.
Jogadores namorando mulheres frutas.
Neymar pai.
Eu, sinceramente, prefiro não dar bola pra nada disso. Tá tudo muito estranho e vocês, amigos torcedores, acreditando demais em conto de fadas.




Nenhum comentário: