quarta-feira, 25 de novembro de 2020

35 coisas que aprendi em 35 anos

Quando eu pensava na minha festa de 35 anos de idade, já tinha até separado o dinheiro pra contratar a Carreta Furacão. Então vocês imaginam como estava a expectativa, né?

Eu só não planejava uma pandemia. 👀 
Mas ela aconteceu e revirou os planos. De um ciclo de 12 meses, 9 meses foram nesse contexto de privações, preocupações e incertezas. Essa é a parte triste da história.

A parte feliz é que em 9 meses, gerei uma nova versão de mim. Um período longo, mas necessário para ressignificar e repriorizar - coisas, relacionamentos e escolhas. A introspecção foi uma importante aliada e me ajudou a refletir sobre tudo que eu já vivi nesses 35 anos de vida... e olha, que vida incrível tem sido essa! 🙌

Por isso hoje, ao iniciar um novo ciclo, divido com vocês as 35 coisas que eu aprendi em 35 anos. Esse é um depoimento que eu poderia guardar para mim? Talvez! Mas, compartilhar é algo forte na minha natureza e eu acredito que todos nós nos tornamos pessoas melhores quando dividimos aquilo que sabemos. 
Portanto, boa leitura e que elas provoquem boas reflexões e conversas 💭

  1. Os professores são pessoas fundamentais na sua vida: valorize-os.
  2. Seja sempre um aprendiz: não, você nunca vai saber tudo que precisa e, por isso, precisa estar aberto diariamente para o aprendizado.
  3. Aproveite cada segundo com seus pais & avós: quando eles se forem, você sempre vai achar que podia ter aproveitado mais.
  4. Conviva com crianças: essa é uma excelente maneira de um adulto manter-se jovem.
  5. Você vai decepcionar alguém: e quando fizer isso, aprenda com a situação, desculpe-se e busque não repetir o erro.
  6. Alguém te decepcionará: e quando isso acontecer,  você é a única pessoa que pode decidir entre o perdão ou o afastamento.
  7. Pelo menos uma vez na vida, empreenda: crie seu negócio, tire seu sonho do papel, transforme suas ideias em serviço ou produto e veja o que acontece.
  8. Cometa loucuras: muitas, de todos os tipos, “mete o louco mesmo”. Correr riscos calculados traz um outro sentido à vida e faz com que você a valorize ainda mais.
  9. Não diga que não gosta de algo sem antes experimentar: isso serve pra tudo (comida, bebida, trabalho, relacionamentos, drogas, hobbies). Viva, depois forme a opinião.
  10. Você precisa se aplaudir: há sacrifícios que muitos não veem.
  11. Mulheres, as coisas para nós são mais difíceis mesmo, então: denuncie agressões, não tolere assédio moral e sexual, apoie outras mulheres, exija equiparação salarial e seja dona das suas escolhas (não, você não é obrigada a casar e ter filhos).
  12. Ser é mais importante do que ter: seja a pessoa que querem por perto por conta do que você constrói e agrega, não por conta do que você pode oferecer materialmente.
  13. Sonhe grande: dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, portanto não economize.
  14. Saiba dizer não: aceitar o que não te faz bem só traz transtornos (físicos, psíquicos e sociais).
  15. Se esforce para não errar com quem se importa com você: quando você mais precisar, são essas pessoas que vão te estender a mão.
  16. Viaje, viaje muito: conheça lugares, pessoas, culturas, alimentos, estilos de vida diferentes do seu. Abra-se para o mundo.
  17. More sozinho: não tem nada melhor do que deixar roupa jogada no chão e não ter NINGUÉM pra reclamar da sua bagunça.
  18. Aceite que amizades vão e vem: mas quando estiver em uma relação de amizade, seja responsávelverda, leal e verdadeiro.
  19. A vida não é uma competição: então relaxa, esquece a porra do calendário, aceite que você não controla tudo e viva a vida sem colocá-la numa linha do tempo.
  20. Tenha fé: é preciso acreditar, rezar e confiar naquilo que está guardado para você.
  21. Aceite e valorize a diversidade: não tem nada mais bonito do que essa mistura de raças, estilos, interesses e condições.
  22. Beba água: sempre, mas especialmente entre uma taça de vinho e outra.
  23. Depois dos 25, ressaca vira doença. Para evitar, volte para o item acima: beba água (ah, e se alimente antes da esbórnia).
  24. Dance por uma madrugada inteira e amanheça andando descalça na rua: sério, faz isso. Depois você me conta.
  25. Trabalhe duro, mas não venda a alma pro diabo. Nunca. Nunquinha. Simples assim.
  26. Faça trabalho voluntário: tem muita gente que precisa do seu tempo, da sua atenção e do seu amor.
  27. Use bem o seu dinheiro: tenha sempre uma reserva para casos de emergência e também aprenda sobre como investir seu capital (eu comecei esse processo recentemente, ainda capengando... mas comecei e é importante!)
  28. Não tenha medo de dizer que não sabe algo: aceite a vulnerabilidade e peça ajuda.
  29. Não reclame muito: a mente se acostuma com as emoções, então pratique sempre um pensamento otimista e positivo sobre as coisas.
  30. Você nunca vai estar preparado para lidar com grandes perdas: portanto, quando isso acontecer, viva o luto e peça ajuda.
  31. Realização profissional é mais importante que ter diploma: você não precisa saber o que quer ser da vida aos 17 anos, então antes de entrar na faculdade faça cursos de menor duração, faça bicos, descubra seus interesses e habilidades até se identificar com alguma ocupação.
  32. Seja educado em três passos: cumprimente as pessoas, peça por favor e agradeça. Viu só?! Simples e indolor.
  33. Não desista na primeira dificuldade: mas, quando estiver convicto de que tentou tudo que podia e não ver mais sentido naquilo, abandone a ideia sem dó - outras virão!
  34. Seja bem humorado: sorria, seja leve, veja graça nas coisas e não problematize tudo ao seu redor. Quem gosta de problema é matemático.
  35. Arrependa-se mais por ter feito coisas do que por não ter tido coragem de fazê-las: a vida é agora, é passageira e coisa rara. Crie memórias e tenha histórias para contar no futuro. 




 

Nenhum comentário: